05 junho 2009

Estamos de Volta !!

Após um tempinho de silêncio, decidimos retomar o contacto convosco para vos informar sobre as mais recentes actividades da Associação Monte Pico em São Tomé.

O tempo passou mais rápido do que pensávamos, e há muito para contar! Por isso iremos somente fazer um resumo das principais notícias da associação nestes ultimos meses :

Novembro 2008
Realizamos a nossa a Assembleia Geral Ordinária. Foi elegido um novo corpo directivo e novos membros afiliaram-se na Associação. Aproveitamos para entrar efectivamente na nossa sede situada na roça Monte Café. Sejam bem vindos quando quiserem visitar!

Dezembro 2008
Participamos no Atelier sobre a Valorização das Áreas Protegidas, promovido pela Direcção do Parque Natural Obô de São Tomé e ECOFAC 4

Janeiro 2009
A AMP assinou um contrato com o Programa ECOFAC 4 relativo à prestação do Curador do Jardim Botânico e Herbário de Bom Sucesso. Faustino Oliveira, Naturalista e Secretário Executivo da AMP, exerce portanto esta função 3 dias por semana em Bom Sucesso.

Fevereiro 2009
Em colaboração com o nosso parceiro do Missouri Botanical Garden, (MBG), Dr Tariq Stévart, instalamos um sistema de monitorização da vegetação da Lagoa Amélia, com apoio do Programa ECOFAC 4.

Março 2009
Regressaram ao país os nossos amigos ornitólogos, Ricardo Lima e Mariana Carvalho, para ficar connosco durante algum tempo para realizar diferentes estudos sobre a avifauna. Pelo qual, iremos comunicando sobre o avanço destes trabalhos ainda em curso.
Três membros da AMP, tiveram oportunidade de participar numa formação de um mês em Ecoturismo e Educação Ambiental em Vila Nova de Gaia, Portugal.


Abril 2009
Concluímos o trabalho de elaboração de uma série de painéis de interpretação do Jardim Botânico de Bom Sucesso e do Parque Natural Obô de São Tomé, com o nosso parceiro do MBG.
O nosso presidente Luis Mario Almeida também participou no Encontro Internacional sobre Desenvolvimento Local organizado em São Tomé e Principe.


Maio 2009
Chegaram ao seu término as actividades de reflorestamento previstas no quadro do projecto com a UICN-CARPE em São Tomé. Conseguimos plantar espécies úteis em várias parcelas do país, em particular nas localidades de Novo Destino, Ribeira Peixe e Ponta Figo.
Transporte de plantas para Ponta Figo

Um comentário:

Ricardo Lima disse...

Bem-vindos de volta! Vai dar jeito poder acompanhar as novidades no blog, quando voltar a sair de S.Tome...