08 novembro 2007

Parceria com o Missouri Botanical Garden

(www.mobot.org) é uma instituição americana de pesquisa científica especializada no estudo da flora, e um dos maiores centros botânicos nos Estados Unidos. É considerado o mais importante centro de investigação no mundo nesta matéria, com projetos em curso em vários paises ha mais de 30 anos. Em particular, o MBG desenvolve actividades de pesquisa junto a organismos locais no Gabão, Guiné Equatorial e Camarões.

Os primeiros contactos com representantes do Missouri Botanical Garden foram feitos à ocasião da deslocação, do botânico Faustino Oliveira, Secretário da Monte Pico, ao seminário de taxonomia da AETFAT em Yaoundé nos Camarões em Janeiro de 2007. O botânico Tariq Stévart, responsável para os programas do MBG nos Camarões jà conhece muito bem as ilhas maravilhosas por ter feito a sua tese de doutoramento sobre as orquídeas da Africa Central, e por ter publicado um poster em co-autoria com membros da associação. Ele viu nesta ocasião uma oportunidade para estabelecer novas relações com São Tomé a nivel científico.

Apos uma serie de contactos por email no decorrer do ano, o MBG resolveu mandar uma representação para STP em outubro para concretizar os laços entre as duas entidades. A delegação estava composta de Tariq Stévart (Resp. MBG Camarões), Miguel Leal (Resp. MBG Gabão) e Gretchen Walters (Resp. MBG Guiné Equatorial). Hospedados no Jardim Botânico de Bom Sucesso, a equipa aproveitou para dar um apoio à Associação na gestão do Herbário Nacional de Referência para STP. Nos dias 29, 30 e 31 de Outubro, foi organizado uma expedição de colheita de plantas na zona ecológica do Parque Natural Obô, entre Bom Sucesso e o Pico de São Tomé (2024m). Foram assim colhetadas vários specimens para o Herbário, com a expertisa do botânico da associação, Eng. Faustino Oliveira, inclusive orquídeas muito raras.

Guias de Monte Pico com a delegação do MBG na entrada do PN Obô

No ambito da visita, o MBG assinou um Memorando de Entendimento com a Associação Monte Pico com o objectivo de desenvolver, em conjunto, novos projectos de pesquisa científica nas ilhas no futuro.

Nenhum comentário: