29 julho 2007

Projecto de Valorizaçao e Desenvolvimento do Jardim Botânico de Bom Sucesso


Caros visitantes,


Este mês de julho de 2007, a Monte Pico iniciou um projecto de extrema importância para a conservação em Sao Tomé.

Com o apoio do Fundo Francês para o Ambiente Mundial (FFEM) e a Direção Geral do Ambiente, pretendemos revitalisar o jardim botânico de Bom Sucesso (antiga sede de ECOFAC) e tornar lo numa verdadeira ferramenta de conservação e interpretação das riquezas naturais das ilhas.


Descripção do Projeto :

O projecto propõe-se de melhorar os conhecimentos sobre a biodiversidade santomense a traves do desenvolvimento e a valorisação dos esforços de conservação ex situ existentes ha muitos anos no Jardim Botânico de Bom Sucesso. Com a reactivação da pesquisa cientifica e a conservação de amostras representativas da flora do arquipelago -plantas raras e endémicas- a Associação Monte Pico pretende divulgar junto aos visitantes do jardim as riquezas do patrimonio floristico do pais, e sensibilisar o publico santomense à importância da preservação do ambiente. A valorização do Jardim Botanico como destino ecoturistico integrado permitira autonomisar a gestao das estructuras e perenizar o funcionamento desta optima ferramenta de conservaçao no arquipelago.


Fases do Projecto :

Fase 1 : Agosto - Novembro 2007

Reabilitação do Jardim Botânico : recuperação das plantas, melhoria das casas de sombreamento para orquideas, estabelecimento dos programas de limpeza com o pessoal etc.

Reabilitação das estructuras cientificas : limpeza das salas do Herbario, reabilitação do Herbario, organização de expediçoes de colheta de amostras (3 em ST e 1 no Principe), contactos com organismos e instituiçoes internacionais.

Recuperação e ampliação da rede de caminhos turisticos em volta do JB : limpeza dos caminhos, identificação e mapeamento dos caminhos a abrir, expedições de abertura de caminhos, formação de um equipa de manutenção dos caminhos.

Fase 2 : Dezembro 2007 - Março 2008

Divulgação e Comunicação : actualização do site do Jardim Botânico www.jardimbotanico.st, criação e distribuição de brochuras tematicas,realização de um documentario televisivo, organização de visitas de terreno para os estudantes do IDF na floresta do pais

Animações : apresentações em 10 escolas do pais localizadas nas zonas mais proximas à zona ecologica do parque Obô, organização de 2 seminarios sobre a importância da flora na sociedade santomense com palestras no Jardim Botânico

Fase 3 : Abril – Julho de 2008

Autonomização da gestão do jardim : intervenções nas infraestructuras de forma a melhorar a experiência turistica no local (alojamentos, restauração, serviços etc), valorização da sala do museu, validação do sistema de gestão das receitas do Jardim.

Resultados Esperados :

Com este projecto, a Monte Pico pretende autonomizar o funcionamento do jardim. Este empreendimento precisa viver para se auto-sustentar e crescer. A natureza santomense merece!

2 comentários:

Hormatgera disse...

Parabens a Associaçao Monte Pico, e uma iniciativa muito importante!!!
Fico muito contenta de ver que os projectos estana avançar.
Muitos abraços para todos os membros da Associaçao
Mireia

Santiago disse...

Olá a todos, como estudante de Ecoturismo,é com grande expectativa que espero ver estes projectos avançarem a cada dia. Com estas pequenas iniciativas o ecoturismo vai ganhando forma e tornando-se numa realidade em S.T.P. Faço votos de que consigam atingir os vossos objectivos, e que possam ir mais além nesta forma de turismo alternativo.

Yossene