O Atelier sobre a Valorização das Orchideas de STP organizado pela Direcção Geral do Ambiente e o Ministerio dos Recursos Naturais e Ambiente correu muito bem na segundo feira no centro de Bom Sucesso.
Apresentações foram feitas pelo Sr Eng° Vitor Bonfim, em representação do Director Geral Do Ambiente, Sr Arlindo Carvalho, e pelo Ministro Manuel de Deus Lima, que aproveitou da oportunidade para manifestar a sua satisfação com as boas relações entre a RDSTP e o Japão. A Sua Excelencia o Embaixador do Japão tambem agradeceu pela organização do evento no Jardim Botanico e apresentou os membros da delegação japonesa composta, entre outros, do vereador adjunto da cidade de Tokai e de dois representantes da industria de produção de orchideas hibridas activa naquela cidade.
Apos uma visita ao jardim com todos os convidados, o Eng° Faustino de Oliveira, da Associação Monte Pico, efectuou uma apresentação sobre o estado dos conhecimentos acerca das orchideas de STP, lembrando as ameaças que pesam sobre estas especies no pais, sendo principalmente o corte descontrolado de madeiras porofitas, inclusive na zona ecologica do parque natural Obô. Tambem resaltou a falta de conhecimentos por parte da população sobre as orchideas. Uma lista dos nomes cientificos das orchideas cultivadas no Jardim Botânico foi distribuida aos presentes.
Em seguida, a representação da cidade de Tokai fez uma apresentação sobre as técnicas usadas para modificar as orchideas de acordo com as necessidades do mercado. Num periodo de 20 anos, usando a técnica de selecção e cruzamento de especies, conseguiram criar novas especies bastante procuradas no mercado japonês. Avisaram as autoridade de que, para que STP pudesse aproveitar deste mercado, era necessario tambem modificar as orchideas locais de forma a aumentar o seu tamanho, considerado muito pequeno em relação à demanda do mercado internacional. Admitiram a possibilidade de ajudar os tecnicos santomenses na utilização desta técnica no cuadro de uma parceria com a cidade de Tokai. Foi lembrado o potencial do cultivo de orchideas para a economia nacional.
No momento dos debates, foi pedido esclarecimentos sobre os riscos da modificação de orchideas para os ecosistemas naturais das ilhas. Segundo os péritos japoneses, o risco é minimo, desde que todas as medidas forem tomadas para evitar a contaminação.
A Monte Pico chamou atenção às autoridades presentes sobre o risco de ver orchideas de STP ser levadas para o Japão junto com esta delegação, o que poderia constituir um acto de bio-pirataria.